Quem sou eu

Tatuí, São Paulo, Brazil
Bom...eu me chamo Alberto, sou violonista, trabalho há alguns anos como professor de violão. Atualmente estou trabalhando e conhecendo uma nova área dentro da música, que é a de iniciação musical. Sou uma pessoa que tem a vida muito ligada à música, pois quando não estou dando aula (de música), certamente estou me divertindo, tocando!!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Arte Educação para o Sujeito coletivo e sujeito individual

Arte vira disciplina obrigatória, mas, falta sincronismo entre o que é ensinado e o que está produzido artisticamente. Ainda existem educadores com idéias renascentistas do aluno “gênio”, que nasce com o “dom” e, em tudo enaltece o belo. Momento histórico e político pedagógico influenciam no processo educacional, reúne nomenclaturas - Desenho e Canto, Educação Artística. Com a Escola tradicional em que há rigidez e prevalece o conteúdo. Na Escola Nova temos a arte livre e espontânea, dá ênfase à criação incondicionada. Momento importante na história da arte: Semana da arte moderna. Surge: tecnicismo com aparecimento das máquinas, da tecnologia, da produção em série. A Arte do séc. XX mostra razão e emoção. Inicia o uso do Arte-Educação (início de 1970), onde direciona, discuti e questiona sobre arte, como manifesta e realiza arte e Objeto, sua forma e conteúdo. Pela Trans-forma-ção da se insere homem no meio como sujeito coletivo e em suas atividades também insere o sujeito individual.
Três pontos que entendi como interessante no texto:
1º - Com relação às influencias do momento histórico e da política pedagógica adotada.
2º – Que apesar da mudança da para disciplina, mas, infelizmente muitos não sabem o que é o papel da Arte para o aluno, e usa de preconceitos com a relação do aluno que sobressai, tido como “gênio” e isso continua a desestimular outros alunos (não incentiva e exclui culturalmente).
3º – A intenção de usar o nome Arte-Educação e levar ao questionamento e direcionar sobre arte como uma forma de manifestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário